quarta-feira, 28 de março de 2012

Princípios da Educação Neo-Humanista



São educados aqueles que aprenderam muito, lembraram muito e fizeram uso de seu conhecimento na vida diária.
Ás suas virtudes eu chamo educação. 
P.R.Sarkar


A filosofia da educação reconhece, sobretudo a importância da aprendizagem do repeito e do amor. Isto se chama Neo-Humanismo. O Neo-Humanismo expande a filosofia implícita no humanismo para abranger com amor toda a criação e compreender a inter-relação de todas as coisas.
As crianças são estimuladas para que aprofundem e estendam sua preocupação não somente para o bem estar dos seres humanos, mas também para de outros seres vivos, por exemplo as plantas e os animais.As crianças veêm o universo como um todo integrado com todos os fenômenos correlacionados e interdependentes.
A educação Neo-Humanista baseia-se em 10 princípios que norteiam todo trabalho:


 1.Despertar a sede pelo conhecimento e o desenvolvimento de toda a personalidade humana:

A Educação Neo-Humanista se baseia na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se. O objetivo é despertar a sede de conhecimento que se encontra no interior delas. Reconhece que existe em cada criança uma gama enorme de potencialidades e crê que ela pode esforçar-se para alcançar algo de grandioso.
A educação Neo-Humanista facilita o desenvolvimento de todos os níveis da personalidade humana: físico mental e espiritual. Reconhece que cada criança evolui em seu própro rítmo, e procura satisfazer suas necessidades individuais.

2. A educação baseada na ética:

A ética é a essência do desenvolvimento moral da criança.Os valores morais são a base de indivíduo equilibrado e de uma sociedade harmoniosa. O Neo-Humanismo tem 10 conceitos éticos universais que são permanentemente incentivados:
- Não cometer danos;
- Veracidade;
- Não roubar;
- Amor Universal;
- Vida simples;
- Limpeza;
- Coração contente;
- Solidariedade;
- Leitura inspiradora;
- Meditação e auto-aperfeiçoamento

3. O despertar da consciência espiritual:

O pocesso de aprendizagem se enraíza na convicção de que o Universo é um todo integrado, dentro do qual se concebem as coisas. Isto fomenta um profundo sentimento de conecção consigo mesmo,e com os demais.Criando uma mudança de postura de vida mecânica e materialista para a totalidade e interdependência.
A apreciação espiritual significa um compromisso de cuidar toda a criação e de estimulr o desejo inato de saber "quem sou e qual é meu destino".

4. Enfoque integrador da aprendizagem:

Em lugar de dividir o conhecimento em disciplinas acadêmicas separadas, a educação Neo-humanista estimula a multidisciplinariedade. Educação significa muito mais do que acumulação de dados, é a experiência viva do mundo como uma totalidade dinâmica e interrelacionada.

5. Cultivo da estética em todas as disciplinas:

Na educação Neo-humanista a apreciação e a experiência estética se difundem em todos os aspectos da aprendizagem. O currículo inclui a exploração organizada para desenvolver a imaginação criativa. A sutil expressão de beleza na música, arte, literatura e outros eleva a vida humana e nutre uma consciência maior.

6. Valorização da cultura própria e a de outros lugares:

O Neo-humanismo reconhece a importância da cultura na formação da cidadania de uma pessoa .Enfatiza o ensino da língua e as tradições locais, mas também reconhece a beleza e a importância de todas as culturas. As crianças aprendem a valorizar as semelhanças e diversidades culturais.

7. Uma nova consciência do meio ambiente:

A educação ambiental desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recuros do nosso planeta. Desta forma ajuda as crianças a desenvolverem uma íntima e viva relação com a rede viva que os rodeia.

8. O educador como exemplo

O papel do educador é de suma importância. Já que o ensino pelo exemplo é primordial, os professores devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade. "O professor deve possuir qualidades tais como: força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, desinteresse e habilidades de liderança". (P.R.Sarkar)

9. O espírito de serviço

A educação Neo-humanista não considera a educação como passaporte ao prestígio, ao previlégio, mas como uma responsabilidade de servir aos demais. A arte, ciência e o conhecimento estão dedicados ao serviço e ao bem estar de todos.

10. Expansão da consciência e sentido de justiça:

A educação Neo-humanista estimula a participação ativa nas mudanças sociais positivas. Os estudantes necessitam desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça, para dessa forma discernir as estratégias de manipulação e os sentimentos discriminatórios que causam sofrimento a todos os seres.

Fonte: http://gts.amps.org/portoalegre/escolasnh/princips.htm


PROUT



PROUT é a sigla usada internacionalmente para designar a Teoria da Utilização Progressiva, uma filosofia socioeconómica elaborada para promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos seres humanos. O objetivo de PROUT é promover as orientações necessárias à implementação de uma sociedade humana verdadeiramente progressista.




PROUT é uma proposta alternativa para os modelos socioeconômicos decadentes do capitalismo e do comunismo. Nenhum destes sistemas conseguiu promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual da humanidade.
PROUT procura o equilíbrio entre crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, considerando tanto os interesses individuais como coletivos.
Combinando sabedoria espiritual, visão universalista e esforço pela emancipação econômica de populações pobres, os proutistas (ativistas de PROUT) sedimentam uma nova proposta social e plantam as sementes de uma nova forma de viver.
Alguns pontos básicos de PROUT são:

Progresso
O verdadeiro progresso consiste no movimento dirigido para arealização espiritual. As conquistas materiais ou intelectuais não constituem necessariamente progresso a menos que elas contribuam para a realização desse bem-estar mais profundo. O desenvolvimento progressista da sociedade ocorrerá somente através de um contínuo ajuste na utilização dos recursos físicos e das potencialidades mentais, respeitando-se os valores espirituais e neo-humanistas. Para nosso engrandecimento, devemos constituir instituições econômicas e sociais que promovam a realização das nossas potencialidades mais sublimes.

Visão Neo-humanista

O neo-humanismo é um sentimento expansivo, universalista e fraternal que liberta o ser humano das tendências egoístas de se agrupar e criar divisões sociais sob diferentes aspectos (nacionalismo, grupos sociais, racismo, fundamentalismo religioso etc.) e leva-o a abrir a mente para aceitar todos, inclusive animais, plantas e reino mineral, como membros de uma mesma família universal. O neo-humanismo é uma filosofia orientada para o equilíbrio ecológico e para a fraternidade universal.

Democracia Econômica

PROUT defende a democracia econômica baseada em planejamento econômico descentralizado; empreendimento cooperativo; uso racional dos recursos naturais e desenvolvimento de indústrias estratégicas pelo governo local; e limitação da riqueza individual, visando ao bem-estar social. Apenas quando houver a descentralização econômica e as populações locais puderem interferir nos rumos da economia local é que haverá a disponibilidade de alimento, moradia, vestuário, assistência médica e educação para todos. Esta é também a única maneira de assegurar que os sistemas ecológicos da Terra não sejam explorados em limites superiores à sua capacidade de renovação. O equilíbrio ecológico é fundamental para garantir a sobrevivência e o bem-estar das populações que dependem desses sistemas.

Garantir as Necessidades Básicas a Todos

No atual estágio da evolução humana, as necessidades básicas da vida devem ser garantidas a todos como um direito fundamental. As pessoas não poderão desenvolver seu potencial humano mais elevado enquanto não tiverem garantido alimento, moradia, vestuário, assistência médica e educação. A política econômica deverá incentivar o sistema cooperativo, com o intuito de estabelecer o pleno emprego; e o valor do salário mínimo deverá permitir a aquisição dos requisitos básicos. O padrão das necessidades básicas evoluirá de acordo com a capacidade produtiva da economia.

Liderança

Para implantar uma sociedade benevolente, é essencial que os líderes tenham princípios morais e que a sua dedicação à sociedade faça parte do seu progresso individual. O poder de decisão não deve estar concentrado na mão de pessoas, mas sim expressado nas lideranças coletivas (comitês sociais). A democracia política só pode ser eficaz se a maioria do eleitorado possuir estes três requisitos: elevado nível de instrução, consciência socioeconômica e integridade moral.

Liberdade

Os indivíduos devem ter liberdade absoluta para expressar suas idéias, sua criatividade e suas aspirações internas. Tanto a liberdade intelectual como espiritual fortalecem a coletividade. Só se deve restringir as atitudes claramente prejudiciais ao bem-estar coletivo.
Por isso, no que diz respeito à acumulação de riqueza física, deve-se estabelecer uma restrição nessa esfera, pois os recursos físicos são extremamente escassos e sua acumulação ilimitada por alguns resulta em privação para muitos.

Diversidade Cultural

Visando a fraternidade universal, PROUT estabelece programas que protegem e estimulam a cultura, a língua, a história e as tradições das populações locais. A diversidade dos indivíduos e da cultura deve ser encorajada para fomentar a justiça e a ordem social.

Direito das Mulheres

PROUT estimula o combate a todas as formas de violência e exploração usadas contra as mulheres. A meta de PROUT é incentivar a cooperação coordenada e garantir direitos iguais entre homens e mulheres. PROUT defende o desenvolvimento econômico, social e espiritual das mulheres em todo o mundo.

Ciência e tecnologia

O conhecimento científico e a tecnologia são recursos potenciais da humanidade. A utilização apropriada desses recursos permite-nos amenizar as dificuldades do mundo material e desvendar os segredos do universo. Entretanto, o desenvolvimento e a utilização do conhecimento científico devem estar sob a orientação de valores espirituais e neo-humanistas e das lideranças moralistas. Do contrário, a tecnologia poderá ser mal utilizada por capitalistas gananciosos e ávidos de poder, resultando em destruição e exploração.

Governo Mundial

PROUT apóia a criação de um governo mundial baseado em direitos globais, constituição global e código penal comum, para garantir os direitos fundamentais de povos e nações e resolver as disputas regionais e internacionais. Na medida em que for implementada a descentralização econômica, será vantajoso ter um sistema político central, pois este se concentrará em resolver os conflitos políticos e humanos.



terça-feira, 27 de março de 2012

A doença é seu aliado, não inimigo



Este é um artigo publicado no "La Vanguardia em 27/11/2002", são trechos de uma entrevista antiga, mas de grande interesse. A Entrevistada é Ghislaine M. Victor Lactot Amela, uma ex-médica e autora do livro "A Máfia da Medicina", que desafia o atual sistema de saúde.
"Tenho 61 anos e nasci em Montreal (Canadá). Fui médica e hoje sou Ghislaine Lactot, médica da alma. Minha política? Soberania individual! Acredite em si mesmo: você é um ser divino e se esqueceu.
A medicina moderna promove a doença, não a saúde: a denúncia sobre isso está em meu livro "A Máfia da Medicina". (The Medical Mafia, não publicado no Brasil).
Se você está gripado, não tome nada pois vai encobrir os sintomas. Cuide de seus sintomas, ouça-se! E seu interior, sua alma vai lhe dar a receita. Fique na cama ou não, mas faça o que sente que lhe convém mais. Acredite em si mesmo!


Não culpe ninguém nem se faça de vítima, diga "Eu me dei uma gripe de presente. Eu sou o responsável! Devo me cuidar um pouco". E eu iria para a cama, repousaria, relaxaria, meditaria um pouco sobre como eu tenho me maltratado ultimamente... É isso. Sua doença vem de você, e não de fora. A doença é um presente que você faz para se encontrar consigo mesmo. Ela reflete uma desarmonia interna em sua alma. Sua doença é o seu aliado, sinaliza que olhe para sua alma e veja o que acontece com você. Agradeça, pois ela lhe dá a oportunidade de fazer as pazes com você mesmo!


Fazer a guerra contra a doença? Isso é o que sugere a medicina de hoje, e as guerra só matam, sempre trazem a morte. Um terço das pessoas hospitalizadas hoje, o são pelo efeito dos medicamentos! Nos Estados Unidos, 700.000 pessoas morrem anualmente por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos e dos tratamentos hospitalares.
A medicina moderna se esqueceu da saúde, é uma medicina da doença e da morte. Não é uma medicina da saúde e da vida.
Você sabia que na China antiga, um acupunturista era demitido se o seu paciente ficasse doente. Ou seja, o médico cuidava de sua saúde. Entende? Toda nossa medicina é, portanto, um fracasso total.
Prefira remédios alternativos. Eles respeitam mais o corpo que a medicina industrial. A homeopatia (que provavelmente será a medicina do século XXI) acupuntura, fitoterapia, reflexoterapia, massoterapia, a prática da yoga, a  meditação, são  mais baratos, e  bem menos perigosos.


A medicina convencional estatisticamente não o salvaria de um câncer. O que fará com certeza é lhe envenenar com coquetéis químicos, lhe queimar com radiação, lhe mutilar com extirpações... E, ainda por cima, a cada dia há mais câncer! Por quê? Porque as pessoas vivem esquecendo sua alma (que é divina): a paz de sua alma será a sua saúde, porque seu corpo é o reflexo material e concreto da sua alma. Se você se reencontrar com sua alma, se estiver em paz com ela... não haverá câncer.
Se meu filho tivesse câncer eu o alimentaria com sua fé em si mesmo: isso fortalece o sistema imunológico, e afasta o câncer. O medo é o pior inimigo. O medo compromete a sua autodefesa. Nada de medo, nada de se render ao câncer. Tranqüilidade, convicção, delicadeza, terapias suaves. A medicina convencional só deve ser o último recurso, o extremo mesmo. E se sua alma estiver em paz, você nunca irá precisar dela.


As vacinas são produzidas com células de ovário de hamster cancerizadas para multiplicá-las e cultivá-las em um soro de bezerro estabilizado com alumínio (Este da hepatite B, com seu vírus): Você injetaria seus filhos com isso? Eu já fiz isso várias vezes. Eu era médica, mas ainda não sabia o que sei agora. Hoje meus filhos já não vacinam a seus filhos.
A medicina atual mata moscas com um martelo: nem sempre morre a mosca, mas sempre se quebra a mesa de cristal. Há tantos efeitos colaterais...
Por que abominei a medicina? Tornei-me uma médica para ajudar. Eu me concentrei em Flebologia, as veias varicosas. Cheguei a ter várias clínicas. Mas fui percebendo o poder mafioso na indústria da medicina, que prejudica nossa saúde, que vive à custa de que estejamos doentes. Denunciei isso... e fui expulsa da Medicina.
Os medicamentos são fabricados pensando na lógica industrial do máximo benefício econômico das empresas e não pensando em nossa saúde. Pelo contrário: se estamos doentes, é que a máfia da medicina continua fazendo dinheiro!
A quem interessa a "máfia da medicina"?


À Organização Mundial de Saúde (OMS), às multinacionais farmacêuticas que a financiam,
aos governos obedientes, aos hospitais e muitos médicos (a maioria por ignorância). O que está por trás disso? O dinheiro. Eu não escolhi nenhum inimigo pequeno, mas eu sei, porém, se eu tivesse me calado, teria ficado doente e hoje estaria morta.
Se a doença for visitá-lo (a), acolha-a, abrace-a! Faça as pazes com ela! Não saia correndo como louco para encontrar um um salvador Seu salvador vive dentro de você. Seu salvador é você!"


Ao ler essa entrevista contundente me ocorreram dois pensamentos extremos vindos do fato de a medicina ter se deixado penetrar pelo formato empresarial capitalista corriqueiro, isto é: são empresas, portanto querem cada vez mais produtos, receita,  lucro e crescimento, menos despesas, emitem ações nas bolsas, etc, etc...  (esse é o ponto crucial da questão). O primeiro pensamento: se eu sou sócio, ou tenho ações de uma empresa ligada à medicina cujo lucro e valor das ações cresce a partir de existirem mais pessoas doentes, o que eu faria se alguém descobrisse uma cura simples e/ou gratuita da doença? O segundo, que é consequência do primeiro: se um curador instantâneo,  por exemplo Cristo, nascesse atualmente e começasse a curar as massas doentes só com sua presença ou intenção, o que a Indústria da Medicina faria?...

Fonte: http://serluminoso.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

O QUE É PERMACULTURA?


Em poucas palavras, Permacultura é uma síntese das práticas naturais tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade de forma viável. 0 projeto permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.
Ele resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades materiais e não-materiais, de forma sustentável. A palavra PERMACULTURA ainda não existe nos dicionários brasileiros. Ela foi inventada por Bill Mollison para descrever essa transformação, da agricultura convencional em uma Permanente agricultura.
Como campo de trabalho, a Permacultura é uma carreira reconhecida internacionalmente, em várias instituições de ensino superior. Apesar disso, não é um campo de "especialização" e, sim, "generalização". 0 permacultor utiliza conhecimentos de muitas áreas para fazer sua análise e tomar suas decisões. Nesse contexto, a tradução da palavra "design" permacultural é mais do que desenho. Design é planejamento consciente, considerando todas as influências e os inter-relacionamentos que ocorrem entre os elementos de um sistema vivo.


QUANDO SURGIU?


A Permacultura foi desenvolvida no começo dos anos 70 pelos australianos Bili Mollison e David Holmgren, como uma síntese das culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A partir de então, passou a ser difundida na Austrália, considerando que, naquele país, a agricultura convencional já estava em decadência adiantada, mostrando sinais de degradação ambiental e perda de recursos naturais irrecuperáveis. Na verdade, em situação muito similar à do Brasil de hoje. Desde então, os inúmeros casos de sucesso na aplicação da Permacultura têm provado ser, ela, uma solução viável não somente para a Austrália, como para todo o Planeta. Os conceitos de agricultura permanente começaram a ser expandidos como uma cultura permanente, envolvendo fatores sociais, econômicos e sanitários para desenvolver uma verdadeira disciplina holística de organização de sistemas. Hoje, existem institutos de Permacultura em todos os continentes, em mais de cem nações. Diversos países, como o Brasil, vêm adotando a Permacultura como metodologia, escolas de todos os níveis estão incluindo a Permacultura no seu currículo básico.


 POR QUE PERMACULTURA?


0 Planeta Terra encontra-se em um momento crítico. Apesar da evolução rápida das tecnologias existentes, os nossos sistemas naturais estão em crise. Por toda a parte, constata-se a degradação ambiental em diversas formas. 0 mundo perde bilhões de toneladas de solos férteis, anualmente. Os desertos continuam crescendo a uma velocidade ameaçadora. 0 abastecimento de energia e água potável para o futuro próximo está ameaçado, além de outros problemas generalizados que continuam se agravando, como as mudanças climáticas recentes ocasionadas pelo impacto do nosso consumo excessivo de combustíveis fósseis.


No Brasil, a família rural é carente de informações e de recursos para sobreviver sustentavelmente, com o conseqüente êxodo rural que, por sua vez, tem repercussão na qualidade de vida nas zonas urbanas. Precisamos trazer soluções práticas para a pessoa do campo. Soluções que venham de encontro às realidades culturais, sociais e ambientais de cada região. Soluções sistêmicas, acessíveis e simples, que tragam segurança à família e um potencial de desenvolvimento humano sustentável. A Permacultura se adapta a transições lentas ou rápidas. Você pode começar lentamente, utilizando uma pequena parcela de terra, e os recursos disponíveis localmente, ou transformar toda a propriedade, de uma só vez, de acordo com suas condições financeiras e a quantidade de ajuda com que você pode contar. Não esquecendo o auxílio que a natureza oferece, quando começamos a colaborar com ela. Integrando todos os aspectos da sobrevivência e da existência de comunidades humanas, a Permacultura é muito mais do que agricultura ecológica ou orgânica, englobando Economia, Ética, sistemas de captação e tratamento de água, tecnologia solar e bioarquitetura. Ela é uma sistema holístico de planejamento da nossa permanência no Planeta Terra. A permacultura também busca a libertação de todos os modismos de vida Insustentáveis e capitalistas, onde o planeta terra e tudo o que é natural vem sendo durante muito tempo imposto.


A ÉTICA DA PERMACULTURA


Para realizar a Permacultura, é necessário adotar uma ética específica de sustentabilidade que exija um repensar dos nossos hábitos de consumo e dos nossos valores, em geral. Os pontos fundamentais são definidos assim:


0 cuidado com o planeta Terra - Esta é uma afirmação simples e
profunda, com o intuito de guiar nossas ações para a preservação de todos os sistemas vivos, de forma a continuarem indefinidamente no futuro. Isso pressupõe uma valorização de tudo o que é vivo e de todos os processos naturais. A árvore tem valor intrínseco, é valiosa para nós, não somente pela madeira ou pelos frutos. porque é viva e realiza um trabalho que proporciona a continuidade da vida no Planeta. Assim, também têm valor a água, os animais, o solo e toda a complexidade de relações entre organismos vivos e minerais existentes na Terra.


0 cuidado com as pessoas - 0 impacto do ser humano no Planeta Terra é, sem dúvida, o mais marcante. Portanto, a qualidade da vida humana é um fator essencial no desenvolvimento de estratégias desobrevivência.Somos mais de cinco bilhões habitando % da superfície terrestre. Assim, se pudermos garantir o acesso aos recursos básicos necessários à existência, reduziremos a necessidade de consumir recursos não renováveis.Portanto, os sistemas que planejarmos devem, prover suas necessidades de materiais e energia, como, também, as necessidades daquelas pessoas que neles habitam.




Distribuição dos excedentes - Sabemos que um sistema bem planejado tem condições de alcançar uma produtividade altíssima, produzindo assim um excesso de recursos. Portanto, devemos criar métodos de distribuição equitativos, garantindo o acesso aos recursos a todos que deles necessitam, sem a intervenção de sistemas desiguais de comércio ou acumulação de riqueza de forma imoral. Qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.


Limites ao consumo - Isso requer um repensar de valores, um
replanejamento dos nossos hábitos e uma redefinição dos conceitos de
qualidade de vida. Alimento saudável, água limpa e abrigo existem em
abundância na natureza; basta que com ela cooperemos.


Quem quiser maiores informações sobre como realizar uma construção sustentável em um terreno segundo o desenho da permacultura, horta mandala, espiral de ervas, captação e tratamento de água de chuva, aquecedor solar de baixo custo, hortas verticais e etc., mande sua dúvida para o e-mail vedabhakti@hotmail.com. Será um prazer compartilhar livros (e-books) e informações para quem estiver interessado nesta grande ferramenta que é a permacultura.


Há braços!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Economia Solidária

Pessoal, o assunto de hoje é ECONOMIA SOLIDÁRIA. Tá todo mundo careca de saber que o sistema capitalista que está aí já deu o que que tinha que dar. Esquemas de poder, de ganância, corrupção, tudo isso beira a estupidez humana. 

A indústria da ignorância e do confinamento das "manadas humanas", amortecido pela indústria do entretenimento e mantido pela indústria da propaganda (que conhece muito bem como funciona nossas mentes), perpetua a situação de obediência, resignação e pobreza - essa última é fruto da grande desigualdade social, o que se vê no lema Occupy Wall Street, onde 1% comanda, via corrupção e bandalheira, o restante dos 99% da população.

Seja especulador financeiro ou político, na crise instalada, tornam-se opulentos e aproveitam-se das benesses que o dinheiro fácil traz: imóveis, iates, jatos executivos, prostitutas e drogas e isso pode ser visto aqui no documentário legendado INSIDE JOB

É desnecessário citar os casos das "brigas de foice por fiéis e por espaços na grade televisiva" dos líderes religiosos. Com os incautos dando sopa, é um tal de comprar fazendas, jatos e mansões... Parece coincidência, mas verifica-se que o comportamento desses é semelhante ao pessoal citado nas linhas um pouco mais acima.



Nós temos criatividade e, portanto, capacidade para criar o mundo onde queremos viver. Novos modelos são necessários, tal como a ECONOMIA SOLIDÁRIA, que destoa de todo esse lamaçal que estamos vendo por aí.

Vejam abaixo que bela definição de ECONOMIA SOLIDÁRIA, encontrada no site doFBES - Forum Brasileiro de Economia Solidária

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões:
  • Economicamente, é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.


    • Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação da inteligência coletiva, livre e partilhada.


      • Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.


      A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.
      São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

      Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.



      terça-feira, 13 de março de 2012

      “Os anarquistas sabem que um longo período de educação precisa preceder qualquer grande mudança fundamental na sociedade, uma vez que não acreditam na miséria do voto, nem em campanhas políticas, mas sim no desenvolvimento de indivíduos com pensamento autonomo.”

      — Lucy Parsons, Os Princípios do Anarquismo. (1890)


      Da servidão moderna - de la servitude moderne (2007) Legendado PT from MDDVTM TV5 on Vimeo.


      "O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo. No imenso campo de batalha da guerra civil mundial, a linguagem constitui uma de nossas armas. Trata-se de chamar as coisas por seus nomes e revelar a essência escondida destas realidades por meio da maneira como são chamadas. A democracia liberal, por exemplo, é um mito já que a organização dominante do mundo não tem nada de democrático nem de liberal. Então, é urgente substituir o mito de democracia liberal por sua realidade concreta de sistema totalitário mercante e de expandir esta nova expressão como uma linha de pólvora pronta para incendiar as mentes revelando a natureza profunda da dominação presente. "