quarta-feira, 21 de março de 2012

Economia Solidária

Pessoal, o assunto de hoje é ECONOMIA SOLIDÁRIA. Tá todo mundo careca de saber que o sistema capitalista que está aí já deu o que que tinha que dar. Esquemas de poder, de ganância, corrupção, tudo isso beira a estupidez humana. 

A indústria da ignorância e do confinamento das "manadas humanas", amortecido pela indústria do entretenimento e mantido pela indústria da propaganda (que conhece muito bem como funciona nossas mentes), perpetua a situação de obediência, resignação e pobreza - essa última é fruto da grande desigualdade social, o que se vê no lema Occupy Wall Street, onde 1% comanda, via corrupção e bandalheira, o restante dos 99% da população.

Seja especulador financeiro ou político, na crise instalada, tornam-se opulentos e aproveitam-se das benesses que o dinheiro fácil traz: imóveis, iates, jatos executivos, prostitutas e drogas e isso pode ser visto aqui no documentário legendado INSIDE JOB

É desnecessário citar os casos das "brigas de foice por fiéis e por espaços na grade televisiva" dos líderes religiosos. Com os incautos dando sopa, é um tal de comprar fazendas, jatos e mansões... Parece coincidência, mas verifica-se que o comportamento desses é semelhante ao pessoal citado nas linhas um pouco mais acima.



Nós temos criatividade e, portanto, capacidade para criar o mundo onde queremos viver. Novos modelos são necessários, tal como a ECONOMIA SOLIDÁRIA, que destoa de todo esse lamaçal que estamos vendo por aí.

Vejam abaixo que bela definição de ECONOMIA SOLIDÁRIA, encontrada no site doFBES - Forum Brasileiro de Economia Solidária

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões:
  • Economicamente, é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.


    • Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação da inteligência coletiva, livre e partilhada.


      • Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.


      A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.
      São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

      Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.



      Nenhum comentário:

      Postar um comentário