terça-feira, 27 de agosto de 2013

WWOOF

Que tal se hospedar gratuitamente por todo o mundo, ter três refeições diárias em troca de trabalhar meio período em contato com a natureza. A rede de propriedades orgânicas proporciona isso.

A  World Wide Opportunities on Organic Farms  (WWOOF) (Rede mundial de oportunidades em Fazendas Orgânicas) começou na Inglaterra nos anos 70, organizando visitas de gente urbana com interesse de trabalhar como voluntarios em propriedades orgânicas. Em troca do  trabalho, as propriedades oferecem hospedagem e alimentos aos visitantes durante sua estadia. Hoje, WWOOF e uma organização mundial, com mais de 50 países envolvidos e milhares de viajantes e propriedades afiliadas.

A fundadora  dessa rede que existe desde muito antes da internet (desde a década de 70) Susan Coppard conta um pouco dessa experiência na revista Vida Simples.
Além de conhecer de perto toda a produção dos alimentos orgânicos, o turista percorre o mundo se hospedando de forma sustentável, para ele e para o dono da fazenda. Mas, muito mais do que viajar, a rede proporciona aos aventureiros um turismo diferenciado, com o voluntário participando ativamente da rotina do local.

Não só os turistas saem ganhando com a rede WWOOF. Para Adrian Saegesser, proprietário de uma pousada, a troca de experiência é mútua e, devido ao longo tempo da estadia – geralmente de um a dois meses –, precisa ser rentável para todos. Pensando na sustentabilidade da chácara de de três alqueires, com predomínio de mata nativa, Saegesser optou pela diversidade na fonte de renda.
Além de receber turistas, a pousada tem produção própria de geleias orgânicas e oferece reservas para servir o almoço rural vegetariano. A fazenda já recebeu turistas norte-americanos, australianos, ingleses, alemães, franceses, espanhóis, holandeses, belgas, canadenses, chilenos, bolivianos e hondurenhos. “O mundo vem para cá, portanto, eu não preciso ir para o mundo”, relata Saegesser, que já morou 18 anos na Europa.
Assim sendo, cada vez mais viajantes buscam – e encontram – no turismo orgânico a essência de uma vida regada a novas culturas e experiências.
Para você achar uma fazenda que te receba você tem que se inscrever como membro pagando $38 a anuidade. Ai você escolhe a fazenda, entra em contato com os proprietários e combina tudo com eles.
O casal do blog Casa na Viagem está viajando por várias fazendas brasileiras que pertence ao WWOOF e mostrando um pouco de cada uma, pelo relato deles, não consegui entender se necessariamente eles estão fazendo trabalho voluntário em cada uma delas, mas dá pra ter uma ideia de como são as fazendas e as belezas de cada uma delas.
Este não é o estilo de viagem para quem quer apenas viajar com pouca grana, é para pessoas que tem a paixão por conhecer exemplos de viver sustentável.
Matéria na Revista Comunità Italiana assinada pela Jornalista Aline Buaes
Leia na integra 

Com as mãos na terra - Brasileiros no Wwoof Itália

Os dez melhores lugares para wwofar na Europa, de acordo com o renomado jornal The Guardian http://www.guardiannews.com
1. Monte da Cunca, Algarve, Portugal
Monte da Cunca WWOOFing farm, Algarve, Portugal
Se você quiser combinar seu WWOOF com um ponto de Atlantic surf e caiaque em uma cabeça de água doce da lagoa, ao Monte da Cunca no Algarve sul-ocidental. "Eles chamam isso de paraíso WWOOFer aqui", diz o proprietário Klaus Witzmann, um engenheiro austríaco, que já recebeu voluntários para os últimos seis anos. WWOOFers trabalhar na horta orgânica, construir biodegradáveis ​​palha fardos de casas, decorar apartamentos turísticos e cuidar das cabras burro e cavalo. A acomodação é em caravanas, motorhomes, barracas ou yurts e não há TV ou internet. Bordeira praia é uma caminhada de 15 minutos das dunas de areia, pranchas de surf e bicicletas são livres para tomar emprestado.
2. Wine and olives in Tuscany, Italy
Trabalhar nesta fazenda familiar próximo Riparbella é limitada a um civilizados quatro horas por dia. A terra foi convertida para orgânica em 1981 e tem recebido WWOOFers desde 1997. Você pode esperar para cuidar das vinhas e olivais, bem como desmatamento e corte de grama. As refeições são principalmente vegetarianos e parcialmente orgânica e há espaço para dois voluntários. Alojamento WWOOFer está em uma casa separada com duche e WC, e é descrito como "rústico". A estadia mínima é de uma semana e falantes de inglês são os preferidos.
3. Goats and cheese in Cumbria, UK
Complementar suas recém-descobertas habilidades de vinificação por aprender sobre produção de caprinos e de queijos na chácara Moinho Sprint perto de Kendal. Anfitrião Edward Ackland acolheu 100 WWOOFers desde 2000, e as atividades giram em torno da floresta de manutenção, técnicas de madeira verde e um jardim de frutas e vegetais. Você também pode aprender sobre serralheria básica e ir nadar rio em seu tempo livre - esperar para trabalhar em torno de cinco horas por dia. Primeiro tempo WWOOFers são bem-vindos "É uma exploração não comercial", Ackland explica, "é sobre um estilo de vida de qualidade."
4. Beekeeping in Piedmont, Italy
Se você quiser descobrir os segredos da apicultura, a APICOLTURA Leida Barbara produz mel orgânico, abelhas rainhas e pólen, bem como cultivar uma pequena horta. WWOOFers ficar em um quarto privado com casa de banho. O alimento é orgânico e, principalmente, os vegetarianos podem ser feitas. De abril a agosto, os voluntários são baseados nas montanhas, mas gastar outono e inverno de volta na fazenda. Inglês é falado e a estadia mínima é de uma semana.
5. Growing vegetables in the Arctic, Sweden
Aurora WWOOFing farm, Sweden
Aurora WWOOFing farm, Sweden
A pousada neste retiro remoto era uma vez o vicariato aldeia e, geralmente, recebe hóspedes pagantes para esportes de baixo impacto férias de inverno. Mas os donos de Mikael e Maya tem novas ambições de crescer mais de alimentos do retiro e agora estão abrindo suas portas para WWOOFers períodos de maio a setembro. "Nós não pedimos para que as pessoas vêm, mas as pessoas pediram para vir aqui", diz Mikael, que espera estabelecer um vegetal e norte jardim de ervas 100 quilômetros do Círculo Polar Ártico. Gaste o seu tempo livre explorando as florestas que rodeiam cristalinas, rios e pântanos. O retiro tem um ethos de sustentabilidade forte - o que é tão bem como não há coleta de lixo.
 WWOOF Sweden Mais informações: auroraretreat.se
6. Sedlescombe organic wines, East Sussex, UK
Mais antiga da Grã-Bretanha vinha orgânica agora se estende por 23 hectares, em East Sussex, mas começou com apenas 2.000 plantas em 1979. Um dos quatro vinhedos orgânicos no país, que tem sido desenvolvido por Roy Cooke e sua família, que produzem cerca de 15 mil garrafas de vinho orgânico cada ano e se hospedado WWOOFers para 25 anos. Voluntários são geralmente independentes, com utilização de TV, internet e às vezes um carro. A estadia mínima é de uma semana e acomodação é em caravanas com uma refeição comunal com os anfitriões Roy e Irma, uma vez por semana. O período mais movimentado é de Páscoa para novembro.
7. Beauchamp, Dordogne, France
Beauchamp, WWOOFing farm, Dordogne, France
Beauchamp, WWOOFing farm, Dordogne, France
Uma extensão de 20 hectares de bosques, jardins e pomar, na fronteira da Dordogne e Gironde, Beauchamp foi criado há 15 anos como uma comunidade sem fins lucrativos. Seus objetivos são a auto-suficiência, sustentabilidade e promoção da permacultura (agricultura e horticultura que imitam interdependências natureza e diminuir a necessidade de intervenção humana). Energia elétrica, telefone e internet disponível, mas nenhuma TV. Os voluntários ajudam com a jardinagem, a colheita, a construção e preservação de produtos para o inverno.
 WWOOF France More information: beauchamp24.com
8. Eco-Frontiers ranch, Carpathian Mountains, Poland
Eco-Frontiers WWOOFing ranch, Carpathian Mountains, Poland
Eco-Frontiers WWOOFing ranch, Carpathian Mountains, Poland
Dentro de distância sniffing da fronteira da Ucrânia, no sudeste da Polônia, esta fazenda sustentável é totalmente fora da grade (alimentado com seu próprio poder solar e eólica) e protege muitas espécies raras, incluindo diversas variedades de orquídeas. Construída há mais de dois anos de sangue, suor e esquis em terra abandonada pós-comunista agrícola, a fazenda é a criação dos exércitos Andrzej e Agnieszka. Cerca de 10 WWOOFers uma ajuda anos com jardinagem e trabalho a fazer com os cavalos. Em troca, eles começa a ficar em quartos normalmente reservados para pagar os hóspedes. A estadia mínima é de uma semana.
 WWOOF Independents More information: ecofrontiers.net
9. Carraig Dúlra organic farm & living skills bank, Co Wicklow, Ireland
Bushcraft at Carraig Dúlra WWOOFing farm, Co. Wicklow, Ireland
Bushcraft at Carraig Dúlra WWOOFing farm, Co. Wicklow, Ireland
Carraig Dúlra é mais do que uma pequena propriedade familiar: abriga cursos que vão desde a construção sustentável para bushcraft e apicultura. Depois de uma temporada de seis meses de voluntariado na França, Itália e Croácia - com quatro filhos menores de 10 anos no reboque - anfitriões Suzie e Mike partiu para estabelecer um WWOOFer de volta para casa da comunidade e congratularam-se com voluntários para os últimos três anos. Campos de todo mundo (incluindo os anfitriões) e WWOOFers ajudar com jardinagem permacultura, trabalhos de construção, apicultura, sistemas de água, cursos e eventos. Não há eletricidade. Estadias de 10-14 dias são preferíveis.
 WWOOF Ireland More information: dulra.org
10. Nadomak Sunca, Istria, Croatia
Nadomak Sunca WWOOFing NGO, Istria, Croatia
Nadomak Sunca WWOOFing NGO, Istria, Croatia
Uma oportunidade incomum de WWOOF para uma ONG de crianças. Nadomak Sunca foi criado em 1993, durante a guerra na ex-Jugoslávia, para fornecer a longo prazo famílias de acolhimento para crianças que ficaram órfãs ou deslocadas. Seu trabalho continua com jovens desfavorecidos. WWOOFers trabalhar na horta orgânica, o que alimenta as famílias de acolhimento, e ajudar com atividades para crianças terapêuticas, tais como equitação e jardinagem. A estadia mínima é de três meses e há algumas restrições de visto.


Mais informações: nadomaksunca.org

Wwoofar ao redor do mundo:
Brasil
Relação de fazendas no Brasil:
EUROPA & ORIENTE MÉDIO
WWOOF Austria
Web: www.wwoof.at.tf
WWOOF Bulgaria
Web: www.wwoofbulgaria.org
WWOOF Republica Tcheca
Web: www.wwoof.cz
WWOOF Dinamarca
Web: www.wwoof.dk
WWOOF Estonia
Web: www.wwoof.ee
WWOOF França
Web: www.wwoof.fr
WWOOF Alemanha
Web: www.wwoof.de
WWOOF Irlanda
Web: www.wwoof.ie
Lists hosts in both Northern and Southern Ireland
WWOOF Israel
Web: www.wwoof.org.il
WWOOF Itália
Web: www.wwoof.it
WWOOF Portugal
Web: www.wwoofportugal.org
WWOOF Romania
Web: www.wwoof.ro
WWOOF Eslovenia
Web: www.wwoof.org/slovenia/
WWOOF Espanha
Web: www.wwoof.es
WWOOF Suécia
Web: www.wwoof.se
WWOOF Suíça
Web: http://zapfig.com/wwoof/
WWOOF Turquia
Web: www.bugday.org/tatuta/?lang=EN
WWOOF Reino Unido 
Web: www.wwoof.org.uk
AMÉRICAS
WWOOF Belize
WWOOF Canada
WWOOF Costa Rica
WWOOF Mexico
Web: www.wwoofmexico.com
WWOOF Chile
WWOOF Brasil
WWOOF Ecuador
ÁFRICA
WWOOF Camerões
Email: wwoofcam.org@live.fr
WWOOF Ghana
Email: kingzeeh@yahoo.co.uk
WWOOF Sierra Leone
Web: www.wwoofsl.org
WWOOF Uganda
Email: bob_kasule@yahoo.com

 

PACÍFICO & ÁSIA
WWOOF Australia
Web: www.wwoof.com.au
WWOOF China
Web: www.wwoofchina.org
WWOOF India
Web: www.wwoofindia.org
WWOOF Japão
Web: www.wwoofjapan.com
WWOOF Kazakhstan
Web: http://kazakhstanwwoof.narod.ru
WWOOF Coréia
Web: www.wwoofkorea.co.kr/
WWOOF Nepal
Web: www.wwoofnepal.org
WWOOF Nova Zelândia
Web: www.wwoof.co.nz
WWOOF Filipinas
Web: www.wwoof.ph
WWOOF Taiwan
Web: www.wwooftaiwan.com


Fonte: wwoof.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário