Não há educação libertária que não seja auto-educação;
Precisamos aprender com os outros somente o que não nos foi possível aprender sozinhos;
A necessidade de aprender é biológica, ela se faz sempre de dentro para fora;
O impulso pela busca do conhecimento é mais importante que a coisa conhecida;
Perguntar é o ato mais espontâneo e o único realmente indispensável na formação cultural. Não se é livre
para perguntar em ambientes autoritários;
Ensinar o que não foi perguntado, além de inútil, é uma espécie de estupro cultural;
As teorias educativas consistem em tirar alguma coisa antes de dar, censurar antes de oferecer modelos válidos, proibir e impor normas antes de socializar a experiência;
A criança aprende tudo sozinha. Basta não impedi-la. Só precisamos ensinar-lhes destalhes tecnológicos;
A pedagogia libertária se baseia no gosto espontâneo das crianças pelo conhecimento e em sua capacidade natural de criticar o que lhes ensinam. A pedagogia autoritária visa fundamentalmente destruir esse potencial crítico;
FONTE: Roberto Freire (Eu é um outro)
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