sexta-feira, 15 de abril de 2011

SE NÃO FOR LIBERTÁRIA, TODA PEDAGOGIA É AUTORITÁRIA

Não há educação libertária  que não seja auto-educação;

Precisamos aprender com os outros somente o que não nos foi possível aprender sozinhos;

A necessidade de aprender é biológica, ela se faz sempre de dentro para fora;

O impulso pela busca do conhecimento é mais importante que a coisa conhecida;

Perguntar é o ato mais espontâneo e o único realmente indispensável na formação cultural. Não se é livre
para perguntar em ambientes autoritários;

Ensinar o que não foi perguntado, além de inútil, é uma espécie de estupro cultural;

As teorias educativas consistem em tirar alguma coisa antes de dar, censurar antes de oferecer modelos válidos, proibir e impor normas antes de socializar a experiência;

A criança aprende tudo sozinha. Basta não impedi-la. Só precisamos ensinar-lhes destalhes tecnológicos;

A pedagogia libertária se baseia no gosto espontâneo das crianças pelo conhecimento e em sua capacidade natural de criticar o que lhes ensinam. A pedagogia autoritária visa fundamentalmente destruir esse potencial crítico;

FONTE: Roberto Freire (Eu é um outro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário